domingo, 11 de dezembro de 2011

JOGOS INTERDISCIPLINAR



Objetivo
A criança deverá:
·       Desenvolver a habilidade com pequenos problemas, estimulando o pensamento lógico matemático.
·       Identificar as funções das partes do corpo.
·       Formar nomes das partes do corpo, desenvolvendo a leitura.
·       Adaptar-se ao grupo, socializando-se com os colegas.


Conteúdo
·       Adição e Subtração
·       Corpo humano
·       Formação de palavras

Estratégias

·       Solicitar uma trilha, na qual estarão entre ela, continhas de adição e subtração. Dividir as crianças em dois grupos, onde deverão jogar o dado e o número que cair estará sobre ele uma conta que todos do grupo responderão. Cada acerto eles dão um passo na trilha e ganham um membro do corpo para formar a mascote do grupo. Vence quem primeiro montar a mascote, para isso, deverão acertar o maior número de contas.
·       Após completar o corpo da mascote, os grupos se reunirão para discutir sobre as funções de cada membro do corpo e com o alfabeto móvel, formarão os nomes de cada parte

Avaliação
     Verificar se o aluno:
·       Interage com os colegas.
·       Resolve as operações de adição e subtração.
·       Forma e ler as palavras solicitadas.
·       Identifica as funções dos membros do corpo


Recursos Didáticos

·       Dado tamanho grande (caixa de sapato)
·       Trilha (feita de papel camurça colorido)
·       Partes do corpo humano feitos de E.V.A
·       Alfabeto móvel.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Biblioteca Virtual: Lúdico.




Representações do lúdico:

II ciclo de debates lazer e motricidade.


Heloisa Turini Bruhns     Autores Associados, 2001.


140 páginas


Foi realizado, mo mês de outubro de 2000, na Unicamp, o II ciclo de debates sobre lazer e Motricidade, um evento caracterizado pela busca de um debate denso e atual a respeito das diferentes quentões e árias de pesquisas que se relacionam com o tema.  

Onde Posso encontrar?



http://books.google.com/books/about/Representa%C3%A7%C3%B5es_do_l%C3%BAdico.html?id=ef-n_ZRv0IEC



Dinâmica lúdica:
Novos olhares.

GISELE MARIA SCHWARTZ          Manole Ltda, 2004
220 páginas


Este livro amplia a reflexão a respeito da dinâmica lúdica, envolvendo diversos aspectos da vida humana. Apresenta novos olhares sobre o tema e aponta outras perspectivas aos leitores. Traz também contribuições de diversos autores envolvidos como o mundo acadêmico e de profissionais preocupados com a qualidade das relações no âmbito do lazer. 


Onde posso encontrar?



Formação e aprendizagem no espaço lúdico: uma abordagem interdisciplinar.

  Marly Rondan Pinto            Arte & Ciência, 2003


128 páginas




Onde posso encontrar?




Lúdico e Alfabetização



Adriana Rosa              Jurua Editora 2003





Onde posso encontrar?



O jogo como espaço para pensar: A construção de noções lógicas e aritméticas.




Rosely Palermo Brenelli      Papirus Editora, 2003


208 páginas



Onde posso encontrar?

http://books.google.com/books?id=LwWgxeyPdJQC&hl=pt-BR&source=gbs_similarb





EDUCAÇÃO LÚDICA: 

TECNICAS E JOGOS PEDAGÓGICOS.

Paulo Nunes de Almeida                         Edição loyola,  1998  

 296 páginas




http://books.google.com/books?id=LwWgxeyPdJQC&hl=pt-BR&source=gbs_similarb



Plano de Aula: As Quatro Estações do Ano.


Escola: Mundo Feliz
Turma: Prontidão
Ano: 2011 
Numero de alunos: 17
Disciplinas: Ciências e Artes.
OBS:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tema:
As quatro estações.
Conteúdo:
Outono, Inverno, Primavera, Verão.
Estratégia:
·         Discutir com as crianças como está o clima do dia, falar sobre os variados climas: Ensolarado, Nublado, Chuvoso.
·         Contar uma história.
·         Apresentar vídeos sobre o tema.
·         Incentivar produção nas atividades produzidas.


Objetivo:
a criança deverá:
·         Reconhecer as estações do ano pelas características que possuem.
·         Interagir com o grupo, repartindo conhecimentos.
·         Desenvolver suas habilidades artísticas.
·         Aprender a ganhar e perder.
Recursos didáticos:
·         Cadernos de desenhos
·         TV, e Dvd
·         Papel sufit
·         Xerox
·         Aquarela de cores variadas
·         Pincel
·         Roupas e acessórios (Usada em estações deferentes, como: casaco para o inverno, óculos escuro para o verão)
Nº de aula:
3 á 4 ( Uma estação por aula, na 4ª aula todas as estações.)
1º dia: inverno: A história de Lili.vídeo de cocoricó: chuva, chuvisco e chuvarada.
2º dia: Primavera e Outono: Produção no caderno de artes (borboleta com as mãos) Vídeos de Mara Maravilha.
3º dia: Verão: Vídeo: cocoricó: Nos Dias Quentes de Verão. Pintura.
4º dia: vídeo: Doki Descobre: As Estações. Atividade: “Essa eu vou usar”    
Mais informações:
História a ser contada. 
 Lili acordou muito animada, em um lindo dia de domingo, o melhor dia da semana para Lili, ainda mais este, pois, ela tinha marcado um passeio no parque com Jorginho.   -Vai ser de mais: gritou Lili. –Vou brincar muito, de Pega-pega, Esconde-esconde, Posso capitão? E mais muito mais não vejo a hora de ir me divertir.
Mas, quando Lili, chegou na porta de sua casa percebeu uma enorme e escura  nuvem no céu , e derepente começa a chover. Lili fica muito triste e não para de  chorar, os seus planos deram errado, e seu dia feliz no parque ira ser triste sem nada de especial em casa. Até que a companhia toca: Olha que era todo molhado...
(Pedir que os alunos concluam a história, cada um poderá produzir o final da História no caderno de desenho. A seguir explicar as vantagens de termos 4 estações, o beneficio do sol e da chuva.

Atividade: “Essa eu vou usar”.
Para essa atividade será nescessario dividir a sala em dois grupos: grupo A e grupo B. Cada componente do grupo A será sorteado com uma estação, ( poderá existir repetições) e terão 1 minuto para se vestirem com as roupas e acessórios   correspondente a estação contemplada, da mesma forma o grupo B o grupo que estiver mais correto e o vencedor
     
Avaliação:
·         Participação.
·         Reconhecer as estações do ano pelas suas características.

Cocoricó: Chuva , chuvisco e chuvarada. 



Mara Maravilha



Cocoricó: Nos Dias Quentes de Verão

 
Doki Descobre: As Estações