domingo, 4 de dezembro de 2011

Plano de Aula: As Quatro Estações do Ano.


Escola: Mundo Feliz
Turma: Prontidão
Ano: 2011 
Numero de alunos: 17
Disciplinas: Ciências e Artes.
OBS:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tema:
As quatro estações.
Conteúdo:
Outono, Inverno, Primavera, Verão.
Estratégia:
·         Discutir com as crianças como está o clima do dia, falar sobre os variados climas: Ensolarado, Nublado, Chuvoso.
·         Contar uma história.
·         Apresentar vídeos sobre o tema.
·         Incentivar produção nas atividades produzidas.


Objetivo:
a criança deverá:
·         Reconhecer as estações do ano pelas características que possuem.
·         Interagir com o grupo, repartindo conhecimentos.
·         Desenvolver suas habilidades artísticas.
·         Aprender a ganhar e perder.
Recursos didáticos:
·         Cadernos de desenhos
·         TV, e Dvd
·         Papel sufit
·         Xerox
·         Aquarela de cores variadas
·         Pincel
·         Roupas e acessórios (Usada em estações deferentes, como: casaco para o inverno, óculos escuro para o verão)
Nº de aula:
3 á 4 ( Uma estação por aula, na 4ª aula todas as estações.)
1º dia: inverno: A história de Lili.vídeo de cocoricó: chuva, chuvisco e chuvarada.
2º dia: Primavera e Outono: Produção no caderno de artes (borboleta com as mãos) Vídeos de Mara Maravilha.
3º dia: Verão: Vídeo: cocoricó: Nos Dias Quentes de Verão. Pintura.
4º dia: vídeo: Doki Descobre: As Estações. Atividade: “Essa eu vou usar”    
Mais informações:
História a ser contada. 
 Lili acordou muito animada, em um lindo dia de domingo, o melhor dia da semana para Lili, ainda mais este, pois, ela tinha marcado um passeio no parque com Jorginho.   -Vai ser de mais: gritou Lili. –Vou brincar muito, de Pega-pega, Esconde-esconde, Posso capitão? E mais muito mais não vejo a hora de ir me divertir.
Mas, quando Lili, chegou na porta de sua casa percebeu uma enorme e escura  nuvem no céu , e derepente começa a chover. Lili fica muito triste e não para de  chorar, os seus planos deram errado, e seu dia feliz no parque ira ser triste sem nada de especial em casa. Até que a companhia toca: Olha que era todo molhado...
(Pedir que os alunos concluam a história, cada um poderá produzir o final da História no caderno de desenho. A seguir explicar as vantagens de termos 4 estações, o beneficio do sol e da chuva.

Atividade: “Essa eu vou usar”.
Para essa atividade será nescessario dividir a sala em dois grupos: grupo A e grupo B. Cada componente do grupo A será sorteado com uma estação, ( poderá existir repetições) e terão 1 minuto para se vestirem com as roupas e acessórios   correspondente a estação contemplada, da mesma forma o grupo B o grupo que estiver mais correto e o vencedor
     
Avaliação:
·         Participação.
·         Reconhecer as estações do ano pelas suas características.

Cocoricó: Chuva , chuvisco e chuvarada. 



Mara Maravilha



Cocoricó: Nos Dias Quentes de Verão

 
Doki Descobre: As Estações 






Nenhum comentário:

Postar um comentário