Escola: Mundo Feliz
Turma: Prontidão
Ano: 2011
Numero de alunos: 17
Disciplinas: Ciências
e Artes.
OBS:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tema:
As quatro estações. |
Conteúdo:
Outono, Inverno, Primavera, Verão. |
Estratégia:
·
Discutir
com as crianças como está o clima do dia, falar sobre os variados climas:
Ensolarado, Nublado, Chuvoso.
·
Contar
uma história.
·
Apresentar
vídeos sobre o tema.
·
Incentivar
produção nas atividades produzidas.
|
Objetivo:
a criança deverá:
·
Reconhecer as estações do
ano pelas características que possuem.
·
Interagir com o grupo,
repartindo conhecimentos.
·
Desenvolver suas habilidades
artísticas.
·
Aprender a ganhar e perder.
|
Recursos didáticos:
·
Cadernos
de desenhos
·
TV,
e Dvd
·
Papel
sufit
·
Xerox
·
Aquarela
de cores variadas
·
Pincel
·
Roupas
e acessórios (Usada em estações deferentes, como: casaco para o inverno,
óculos escuro para o verão)
|
Nº de aula:
3 á 4 ( Uma estação por aula, na 4ª aula todas as estações.)
1º dia: inverno: A história
de Lili.vídeo de cocoricó: chuva, chuvisco e chuvarada.
2º dia: Primavera e Outono: Produção
no caderno de artes (borboleta com as mãos) Vídeos de Mara Maravilha.
3º dia: Verão: Vídeo:
cocoricó: Nos Dias Quentes de Verão. Pintura.
4º dia: vídeo: Doki
Descobre: As Estações. Atividade: “Essa eu vou usar”
|
Mais informações:
História a ser contada.
Lili
acordou muito animada, em um lindo dia de domingo, o melhor dia da semana
para Lili, ainda mais este, pois, ela tinha marcado um passeio no parque com Jorginho. -Vai ser de mais: gritou Lili. –Vou
brincar muito, de Pega-pega, Esconde-esconde, Posso capitão? E mais muito
mais não vejo a hora de ir me divertir.
Mas, quando Lili, chegou na porta de
sua casa percebeu uma enorme e escura
nuvem no céu , e derepente começa a chover. Lili fica muito triste e
não para de chorar, os seus planos
deram errado, e seu dia feliz no parque ira ser triste sem nada de especial
em casa. Até que a companhia toca: Olha que era todo molhado...
(Pedir que os alunos concluam a
história, cada um poderá produzir o final da História no caderno de desenho.
A seguir explicar as vantagens de termos 4 estações, o beneficio do sol e da
chuva.
Atividade: “Essa eu vou usar”.
Para essa atividade será nescessario dividir a sala em dois grupos:
grupo A e grupo B. Cada componente do grupo A será sorteado com uma estação,
( poderá existir repetições) e terão 1 minuto para se vestirem com as roupas
e acessórios correspondente a estação
contemplada, da mesma forma o grupo B o grupo que estiver mais correto e o
vencedor
|
Avaliação:
·
Participação.
·
Reconhecer as estações do
ano pelas suas características.
|
Cocoricó: Chuva , chuvisco e chuvarada.
Mara Maravilha
Cocoricó: Nos Dias Quentes de Verão
Doki Descobre: As Estações
Nenhum comentário:
Postar um comentário